Publicidade
Bancos
Rucâmbio - Casa de Câmbios
Morada: Via C3, Edifício Atlantic Business, lojas 7 e 8, Talatona Luanda
Telefone: 926 000 628
Email: rucambio@gmail.com
Banco Postal
Morada: Edifício Escom, Rua Marechal Brós Tito, 35/37, 16.º Piso, Kinaxixi Luanda
Telefone: 926 298 810
Email: geral@bancopostal.ao www: http://www.bancopostal.ao
Xikila Money
Morada: Edifício Escom, Rua Marechal Brós Tito, 35/37, 16.º Piso, Kinaxixi Luanda
Telefone: 926 298 810
Email: geral@xikilamoney.co.ao www: http://www.xikilamoney.co.ao
Banco Yetu
Morada: Torre do Maculusso, piso 2, Rua Frederico Welwitsch, Maculusso Luanda
Telefone: 227 282 000
ABANC - Associação Angolana de Bancos
Morada: Travessa Ho Chi Minh, Edificio Garden Towers, Torre B, Piso 17, Maianga Luanda
Telefone: 222 712 228
Email: info@abanc.ao www: http://www.abanc.ao
BNI - Banco de Negócios Internacional
Morada: Avenida Che-Guevara, n.º 42-A Bairro Maculusso - Ingombota - Caixa Postal 578 Luanda
Telefone: 222 632 900 Fax: 222 371 887
www: http://www.bni.ao
Em 2012 realizou o rebranding, adoptanto uma nova imagem, uma nova identidade e um novo logotipo. Inaugurou nesse ano a Nova Sede do Banco, onde alojou as Direcções Centrais, logo seguida em 2013 pela segunda Sede em Talatona, onde estão alojadas as Direcções de Apoio.
Em 2013 foi considerado pela KPMG o Melhor Banco de Angola no Atendimento ao Cliente.
Em Assembleia Geral, em 31 de Março de 2014, o BNI ratificou o aumento de capital para AOA 14.642.808.296 que correspondem a USD 150.000.000,00.
Em Julho de 2014 o BANCO BNI anunciou a inauguração da sua Sede internacional BNI EUROPA em Lisboa que se dedica ao Private Banking e ao Corporate Banking, nos domínios do Trade Finance e Consultoria.
O BANCO BNI tem actualmente 81 Agências, entre as quais 7 Centros BNI PRIME e cerca de 780 Colaboradores.
Banco BIC, S.A. (sede)
Morada: Bairro de Talatona, Sector INST 4, GU06B, Município da Samba Luanda
Telefone: 923 130 000
Email: bancobic@bancobic.ao www: https://www.bancobic.ao
VISÃO:
Ser o melhor e maior Banco privado a operar em Angola, crescendo de forma sustentada, inovadora e oferecendo as melhores soluções aos Clientes, com permanente capacidade de renovação, contribuindo de forma para o desenvolvimento e crescimento de Angola.
MISSÃO:
Ser um Banco sólido, rentável, socialmente responsável, eficiente, ágil, com presença nacional e internacional, vocacionado para a criação de valor, parceiro das empresas e das famílias, que se distingue pela valorização dos seus activos, pela satisfação dos seus Clientes e pela realização dos seus colaboradores, sempre guiado por um comportamento de elevada responsabilidade ética e social.
VALORES:
Transparecer em todos os comportamentos, atitudes e decisões, os princípios que servem de guia no exercício das responsabilidades, bem como na prossecução dos objectivos.
O Banco BIC mantém-se fiel aos valores da marca, que assentam no permanente contributo para o desenvolvimento económico - cultural e social de Angola.
Um Banco que continua a crescer dentro e fora de Angola, com expressão Internacional, presente em 5 países diferentes, Portugal, Cabo Verde, África do Sul e Namíbia.
A dimensão de um Banco que se estende por todo o território Angolano, conta com 233 unidades comerciais e que se reflecte em cerca de 2.070 Funcionários e em mais de 1.5 milhões de Clientes. Esta é a escala do Banco Privado com maior rede comercial de Angola.
Crescer de forma sustentada e inovadora, oferecendo as melhores soluções aos Clientes.
Caixa Angola - sede
O Banco Totta & Açores (BT&A) era uma das instituições bancárias portuguesas mais antigas, cuja história remonta a 1843, data da fundação de um pequeno banco designado Banco Totta, que em 1970, após várias fusões com outros bancos, passou então a designar-se por Banco Totta & Açores. Em 2004 o BT&A deixou de existir, quando o Grupo Santander optou por juntar três instituições que detinha em Portugal numa só, criando em seu lugar o actual Banco Santander Totta.
Antes da independência, o BT&A estava presente em Angola através do Banco Totta-Standard de Angola (que exerceu a sua actividade de 1966 a 1976), associado com vários outros bancos (The Standard Bank Limited, Banco Fonsecas & Burnay e The Standard Bank of South Africa) e algumas empresas que ainda se mantêm em funcionamento até hoje, das quais duas mantiveram o mesmo nome (Lusolanda e Robert Hudson) e uma (Guedal), alterou a sua firma e hoje opera com o nome Star Motors, todas mantendo relações comerciais com o actual Banco Caixa Totta.
Em 1 de Julho de 2002, após autorização do Governo de Angola, a Sucursal do Banco Totta & Açores foi extinta, tendo os seus activos e passivos sido nessa mesma data incorporados numa sociedade de direito angolano, com o nome de Banco Totta de Angola, detida maioritariamente (99,96%) pelo grupo financeiro espanhol Santander através do Banco Santander Totta.
O Banco Caixa Geral Angola, sete anos após a sua criação, em 2 de Julho de 2009, passou a designar-se Banco Caixa Geral Totta de Angola, com a entrada no capital de novos accionistas, ficando a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Santander Totta a deter 51% do capital por intermédio de uma sociedade holding de direito português, a Partang. Os restantes 49% do capital ficaram distribuídos pelos seguintes accionistas angolanos: Sonangol E.P., com 24%, os empresários António Mosquito e Jaime de Freitas com 12 % cada um e a Sonangol Holding, com 1%.
Com 137 anos de existência, pois foi fundada em 1876, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), de que o Banco Caixa Geral Totta de Angola é filial pelo facto de a mesma deter a maioria do capital da Partang, é um banco público que lidera o maior grupo financeiro português, com uma rede de balcões vasta em Portugal e presença em 23 países, em que há a destacar a presença em todos os países que falam português.
Por coincidência, a CGD absorveu em 2001 o BNU (Banco Nacional Ultramarino), instituição portuguesa criada em 1864 e que foi o primeiro banco a abrir em Angola, em 1865, onde se manteve a operar em exclusivo, como banco comercial e emissor, até 1926. O BNU funcionou nas instalações onde hoje existe o Instituto de Formação Bancária de Angola e, presentemente, ainda existe um banco que é denominado BNU, que é a filial da CGD em Macau.
Em 1926 o BNU foi substituído pelo Banco de Angola, instituição cujo surgimento está ligado à crise que resultou do descontrolo ao nível da emissão monetária que levou a uma situação financeira grave no pós 1.ª Guerra Mundial e à criação de uma Junta da Moeda, órgão que deu início a um processo de reforma monetária cuja primeira acção foi a criação de um banco emissor só para Angola.
O Banco de Angola, à semelhança do seu antecessor BNU, detinha o monopólio da emissão de notas e, até 1957, ano do início da actividade de um outro banco, o Banco Comercial de Angola, também o exclusivo do comércio bancário.
O Banco de Angola e o Banco Comercial de Angola deram origem, respectivamente, ao Banco Nacional de Angola (BNA) e ao Banco de Poupança e Crédito (BPC), que de início se chamava Banco Popular de Angola.
O Banco Santander, que encabeça o Grupo Santander, foi fundado em 1857 e é hoje o maior banco da zona Euro e um dos maiores Grupos financeiros do mundo. Está presente em diversos mercados com especial relevo para Espanha e América Latina, bem como Reino Unido, Alemanha e Polónia.
O Grupo Santander tem mais de três milhões de accionistas e cerca de 200.000 empregados.
A Sonangol E.P., Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, criada em 1976 e detida a 100% pelo Estado angolano, é a maior empresa de Angola, detentora exclusiva dos direitos para a prospecção, pesquisa e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, com negócios em vários domínios, essencialmente no campo da exploração de petróleo e gás e diversas actividades complementares e acessórias.
Os accionistas António Mosquito e Jaime de Freitas são dois empresários angolanos muito conhecidos, que desenvolvem a sua actividade em vários ramos. De registar que o accionista Jaime de Freitas participa no capital de duas das empresas que no passado faziam parte do capital do Banco Totta Standard, nomeadamente a Lusolanda e a Star Motors.
O Caixa Angola para além de Luanda está presente nas principais capitais de Província, e é uma instituição essencialmente direccionada para o segmento das médias e grandes empresas, aproveitando do facto de ser um banco fortemente capitalizado e de poder contar com um dos accionistas da Partang, a Caixa Geral de Depósitos.
Caixa Angola - Agência de Benguela
Morada: Rua Aires de Almeida Santos, n.º 93/95 Benguela
Telefone: 272 233 018
Caixa Angola - Agência Porto de Luanda
Morada: Largo do Porto de Luanda, Município da Ingombota Luanda
Telefone: 222 404 594